17 de junho de 2010

Jovens amam, mas batem

Pesquisa da Fiocruz revela que 9 entre 10 adolescentes praticam ou sofrem variadas formas de agressões quando namoram.

Quem ama, bate. A violência passou a fazer parte do repertório romântico de namorados adolescentes. Ao lado de gestos de carinho, aparecem o ingênuo “tapinha” e as humilhantes agressões verbais que doem mais do que se pensa.

Pesquisa realizada com 3.205 adolescentes entre 15 e 19 anos, de 10 estados brasileiros, revelou que 9 em cada 10 jovens praticam ou sofrem variadas formas de violência. A lista abrange agressões físicas, verbais e sexuais. E elas são recíprocas, estão mais precoces e aparecem com frequência no mundo virtual.


Realizado pelo Claves (Centro Latino-Americano de Estudos da Violência e Saúde Jorge Careli), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, o estudo comprovou o que se vê nas ruas: os jovens estão resolvendo seus conflitos de forma mais violenta. E nem sempre os homens são os principais agressores.


Mudança sutil na sociedade na qual o machismo, ao invés de suavizar-se, contamina ambos os sexos. Os dados apontam os meninos como maiores vítimas de agressões físicas, enquanto as adolescentes sofrem mais com violências verbais. Ambos os sexos são vítimas e agressores de violências sexuais, ameaças e de humilhações, como postar fotos indesejáveis e publicar ofensas na internet.

Fonte: Instituto Fiocruz

15 comentários:

  1. Interessante essa constatação.
    Talvez se dê em razão da maior liberdade que os jovens tem de se expressarem e não terem maturidade suficiente para buscar o equilíbrio nas divergências e conflitos amorosos.

    Talvez.
    Beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Esta violência tem aumentado de alguns anos para cá, ela na verdade sempre existiu, mais por algum motivo talvez social, tem aumentado alarmantemente seria causa as mudanças educacionais?
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo SÉRGIO, essa pesquisa me surpreendeu, em especial o registro do último parágrafo... “Mudança sutil na sociedade na qual o machismo, ao invés de suavizar-se, contamina ambos os sexos. Os dados apontam os meninos como maiores vítimas de agressões físicas, enquanto as adolescentes sofrem mais com violências verbais. Ambos os sexos são vítimas e agressores de violências sexuais, ameaças e de humilhações, como postar fotos indesejáveis e publicar ofensas na internet.”.
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Quem ama, bate?! Uau!Quem se vê ameaçado ou acuado, de um lado ou não sabe controlar sua agressividade ( e é inseguro), é que bate.
    Bem, se lembrarmos dos filmes antigos em que, vira e mexe uma mulher dava um tapa no rosto do homem que ela, em seguida, ia se desmanchar em seus braços... era até romântico...será que os jovens estão copiando este comportamento?
    Tenho pena é destas agressões que indicam humilhação de qualquer um contra o outro, e pela internet ainda, imagino que todos agora vão ficar com receio de uma "exposição" pública,não é? Pena mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Se hoje em dia está desse jeito, eu nem quero sonhar como será daqui a um futuro proximo. Digo isso porque tenho filhas. É motivo de preocupação.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sergio,

    Preocupante esta noticia, ainda mais quando vemos que cada vez é comum nos nossos dias.

    Quero que isto não seja tendencia a ser solidificar, por serão duros dias para nossos jovens, não ter ternura e doçura entre seus pares.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. acredito qua a vida estressante ao qual somos submetidos tem trazido fortes influências sobre a sociedade, e para os mais desatentos, também para a familia.

    temos que viver uma vida de mais amor e harmonia com nossos filhos para ajuda-los a entender o real significado da vida. (mesmo quando namoram)

    ResponderExcluir
  8. Sérgio.
    Sempre digo que jovem é um ser que precisa ser estudado no cotidiano e não com estatísticas.
    Ainda assim sua postagem me trouxe uma outra perspectiva.
    Abraço meu querido.

    Rosely (http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Olá Sergio,
    Não raramente, no namoro, as agressões são mútuas e a vítima interpreta esses atos erroneamente como manifestações normais do descontrole emocional produzido pelo ciúme, e assim, minimizam o episódio. O que se é desconsiderado é que antes se encaminhar para um relacionamento estável para consolidarem uma família, por exemplo, é que escolhas amorosas precisam ser feitas. E o ideal que essas escolhas pudessem não trazer problemas que lesem a integridade física ou psicológica de cada um de seus componentes.
    A experiência do abuso da violência do parceiro pode comprometer consideravelmente a auto-estima da pessoa vitimizada, e a expõe a um risco mais elevado de padecer de problemas mentais, como depressão, fobia, estresse pós-traumático, tendência ao suicídio e consumo abusivo de álcool e drogas.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  10. Oi Sérgio!
    Nossa essa noticia é preocupante,não sabia que os jovens de hj aderiram a filosofia do "entre tapas e beijos" isso nem de lonje é amor,é doença isso sim.
    pra mim que sou mãe de um casal de filhos de 18 e 22 anos foi um pouco chocante ler esse artigo.

    acho que jovens assim precisam de ajuda profissional.
    beijos amigo.

    http://reinodablackqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo Sérgio!
    Creio que a a questão de violência verbal entre os jovens casais seja apenas um mero reflexo da nossa sociedade. Afinal, quando vejo pessoas trocando ofensas diariamente no trânsito (quando não há agressões físicas) por banalidades, ou a falta de respeito entre alunos e professores, nada mais me surpreende.
    Nossos jovens apenas captam este "espírito" de convívio social.
    Viver em meios onde a violência é aceita (e tolerada) gera um padrão social lamentável.
    Infelizmente hoje, na minha opinião, educação e respeito é coisa rara.
    Espero que isto mude no futuro.... e acredito que o único remédio para isto seja a educação, em todos os sentidos.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  12. Amigo Sérgio, essa constatação é alarmante e muito triste. Dentro da minha profissão é muito comum esse tipo de ocorrência, e você está certíssimo em tudo que escreveu. Os jovens agem muito por impulso, e por quererem mostrar aos colegas que são os "bons", acabam cometendo esses delitos, mas, as garotas estão seguindo na mesma linha, quiçá mais bruscamente que os meninos. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  13. Terrivel constatação , sou da opiniao, que onde a agressao seja verbal ou fisica, nao ha amor.Bate doi mais no coração do que no corpo.Abs!

    ResponderExcluir
  14. Sérgio
    Pedindo licença a minha amiga, faço minhas as palavras da Vera.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. vc nao entende o que e ser joven , aposto q vc e gay kkkkkkkkkkkk de sergio

    ResponderExcluir